WhatsApp
Facebook
Fotos: Diocese de Leopoldina

Nesta segunda-feira (20), a Diocese de Leopoldina celebrou uma Sessão Solene Capitular para investidura dos cônegos catedráticos, durante da Solenidade do Mártir São Sebastião, em Leopoldina. A eucaristia foi presidida por Dom Edson Oriolo, bispo diocesano e concelebrada por sacerdotes do clero e com a participação de diversas representações de fiéis de toda a região.

O cabido é composto por um grupo de cônegos que auxiliam o bispo em funções litúrgicas, pastorais e administrativas. Com o passar dos anos, devido ao falecimento de seus membros, apenas uma das dez cadeiras permanecia ocupada, pelo cônego Sebastião Jorge Corrêa.

Os novos membros nomeados para ocupar as cadeiras do cabido foram:

  • Côn. Paulo Roberto Gomes (sucessor de Côn. Venício Santos e Silva)
  • Côn. Adilson José Dias Nery (sucessor de Mons. Antônio José Chámel)
  • Côn. Waltencyr Alves Rodrigues (sucessor de Mons. Geraldo Mendes Monteiro)
  • Côn. Carlos Roberto Moreira de Oliveira (sucessor de Mons. João Macário de Castro)
  • Côn. Sebastião Jorge Corrêa (atual ocupante, sucessor de Mons. Solindo José da Cunha)
  • Côn. Oliveiro Teodoro Pereira (sucessor de Mons. Ibrahim Gomes Caputo)
  • Côn. José Carlos Ferreira Leite (sucessor de Mons. Antônio Xavier Rodrigues)
  • Côn. Edmilson Ferreira de Souza (sucessor de Côn. Ivo Sebastião da Cunha)
  • Côn. Marcelo Sérgio Barros (sucessor de Mons. Guilherme de Oliveira)
  • Côn. Antônio Luís da Silva (sucessor de Mons. Lincoln Ramos)

Na Diocese de Leopoldina, o Cabido Diocesano foi instituído em 30 de abril de 1949 pela bula apostólica Sapienter Proescribunt do Papa Pio XII, a pedido de Dom Delfim Ribeiro Guedes, então bispo diocesano.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: