- RMTV
- |
WhatsApp
Facebook

O dia de Corpus Christi começou cedo na Paróquia São Paulo, com a confecção dos tapetes às 06h da manhã.
Ainda durante a manhã, às 09h, uma Santa Missa Solene foi celebrada pelo Padre Daniel Martins na praça do bairro Rosário, em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Centenas de fiéis acompanharam a celebração que recordou o Evangelho de Lucas, capítulo 9, onde é relatado o milagre da multiplicação dos pães por Jesus.
Após a intensa e profunda reflexão, pão e vinho foram consagrados e se transformaram, de fato, no corpo e sangue de Jesus Cristo. Diferente do restante do ano, na Santa Missa de Corpus Christi a comunhão é distribuída em duas espécies, ou seja, pão e vinho.
Em seguida, toda a multidão presente cortejou o Santíssimo Sacramento (hóstia consagrada) pelas ruas de Muriaé até a Matriz São Paulo. Na chegada, o Padre Daniel realizou uma benção a todos os presentes e encerrou a solenidade.
Para a celebração deste ano a Paróquia São Paulo optou por decorar os tapetes com materiais de higiene pessoal arrecadados para doação através da Pastoral Carcerária.
Entenda a origem do Corpus Christi no cristianismo:
Corpus Christi é uma festa da Igreja Católica Apostólica Romana que celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o corpo e o sangue de Jesus Cristo presentes no pão e no vinho consagrados.
A solenidade foi instituída oficialmente pelo Papa Urbano IV no ano de 1264, após o chamado Milagre de Bolsena, quando, segundo a tradição, um sacerdote que duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia viu a hóstia sangrar durante a missa.
A celebração costuma ocorrer na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, lembrando a Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia na Última Ceia.
Ao longo dos séculos, a festa passou a ser marcada por procissões solenes, nas quais o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, muitas vezes decoradas com tapetes coloridos, como expressão pública de fé.