Em entrevista à Rádio Muriaé, a dermatologista Dra. Thais Cascardo falou sobre os sintomas, prevenção e como tratar a doença
- RMTV
- | 14/06/2023
Mesmo em períodos em que as temperaturas estão mais baixas, é essencial estar atento aos cuidados com a pele. Um problema comum que merece atenção especial são as Ceratoses Actínicas, lesões que podem surgir na pele devido à exposição excessiva e prolongada ao sol.
Em entrevista à Rádio Muriaé, a médica Dra. Thais Cascardo falou sobre o assunto. Segundo ela, as Ceratoses Actínicas, são lesões pré-cancerosas que se formam na pele exposta ao sol ao longo dos anos. Elas geralmente aparecem como manchas ásperas e escamosas, com coloração vermelha, marrom ou cinza. As áreas mais comumente afetadas são o rosto, couro cabeludo, orelhas, dorso das mãos e antebraços. Locais em que na maioria das vezes estão sem proteção aos raios solares.
A médica afirmou também que entre os sintomas mais comuns relacionados a doença destacam-se a presença de lesões ásperas e escamosas na pele, sensibilidade ao toque, coceira, ardor ou queimação.
Sobre o tratamento
Dra. Thais explicou que existem várias opções de tratamento para combater a doença. O médico dermatologista é o profissional indicado para avaliar o caso e recomendar o melhor plano terapêutico. Entre as opções de tratamento mais comuns, estão:
. Uso do protetor solar diariamente, com fator de proteção solar
. Evite a exposição solar excessiva, especialmente nos horários de pico da radiação ultravioleta (UV)
. Utilize roupas protetoras, como chapéus de abas largas, óculos de sol e roupas de manga longa.
. Procure abrigo em áreas sombreadas e evite o uso de câmaras de bronzeamento artificial.
. Realize exames dermatológicos regularmente para detecção precoce de lesões suspeitas.
Dra. Thais Cascardo é médica, pós-graduada em dermatologia, formada pela Uni Redentor e Pós-Graduada pela IPEMED de Vitória. Em Muriaé ela atende na clínica Perfeitamente.