- Cidade
- |
WhatsApp
Facebook

Muriaé deve enfrentar nos próximos dias um período de maior instabilidade climática devido à atuação de um novo ciclone extratropical formado no sul do país. O fenômeno, associado a uma frente fria, deve provocar ventos mais fortes, aumento das chuvas e mudanças bruscas na temperatura em toda a Zona da Mata.
Embora o ciclone não alcance a região de forma direta, seus efeitos indiretos como rajadas de vento e aumento da instabilidade chegam ao estado por meio da frente fria associada, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entre esta segunda (8) e terça-feira (9).
Em Muriaé, a semana começa com calor acima da média, com máximas chegando a 36 °C e mínimas previstas de 18 °C. A sensação de abafamento deve permanecer até quarta-feira (10), quando áreas de instabilidade ganham força e aumentam significativamente o risco de chuva, inclusive com possibilidade de tempestades isoladas e descargas elétricas.
Além de Muriaé, outras cidades da região também terão variações importantes. Em Juiz de Fora, a máxima chega a 35 °C no início da semana, enquanto Barbacena deve registrar um clima mais ameno, variando de 17 °C a 30 °C. Em Viçosa e Ubá, as máximas devem ficar entre 33 °C e 35 °C.
Temperaturas previstas na semana
| Cidade | Mínima | Máxima |
|---|---|---|
| Juiz de Fora | 18 ºC | 35 ºC |
| Barbacena | 17 ºC | 30 ºC |
| Muriaé | 18 ºC | 36 ºC |
| Viçosa | 19 ºC | 33 ºC |
| São João del Rei | 17 ºC | 31 ºC |
| Ubá | 19 ºC | 35 ºC |
| Fonte: Inmet |
Como o ciclone se forma
O ciclone extratropical que influencia o clima na região se origina da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o sul do Paraguai, o norte da Argentina e o Rio Grande do Sul. Ele ocorre quando massas de ar muito quente e úmido encontram ar frio vindo do sul, criando um contraste térmico intenso.
Esse choque de temperaturas faz o ar subir com força, formando nuvens carregadas e tempestades severas, além de provocar rajadas de vento e até queda de granizo em algumas áreas do país.
O Inmet destaca que o fenômeno deve começar a perder força e se afastar gradualmente entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (11). Enquanto isso, moradores de Muriaé devem ficar atentos às condições do tempo e aos avisos meteorológicos emitidos pelos órgãos oficiais.