- Cultura
- |
WhatsApp
Facebook

O carnaval de Muriaé já começou! Além dos blocos de rua, cresce a expectativa da população para os desfiles das escolas de samba da cidade. O evento vai acontecer nos dias 21 e 22 de fevereiro (sexta e sábado, respectivamente) às 19h. São 5 agremiações que este ano vão desfilar em novo endereço: rua Alfredo Pedro Carneiro, bairro Boa Vista. Os desfiles da Unidos de Santa Terezinha, Canarinho do Samba, Papagaio, Acadêmicos do Marambloco e Unidos do São Joaquim (nesta ordem) prometem encher de beleza a avenida.
Sandro Carrizo, diretor geral da Fundação de Cultura, Artes e Turismo (Fundarte) e Fernando Paixão Duarte, coordenador de eventos da instituição, estiveram presentes na Rádio Muriaé para falar da maior festa popular do Brasil. Festa que, em Muriaé, acontece há mais de 100 anos.
“Na verdade, o que nós temos em Muriaé é o pré-Carnaval que acontece há 15 anos. O CarnaMur é sempre uma semana antes da data oficial do carnaval. Isso acontece há vários anos porque o muriaeense viaja no feriado, ele tem o hábito de ir à praia. Pra gente ter a população presente na festa da nossa cidade, a gente antecipa o evento. E esse ano o CarnaMur traz como tema os 170 anos de Muriaé, de cultura e paz”, contou Carrizo.
O diretor geral da Fundarte afirmou que esse vai ser o maior desfile de agremiações da região. “No total, serão 10 carros alegóricos, com alegorias vindas do Rio de Janeiro, cada escola vai trazer no mínimo 120 componentes. É obrigatório ter, pelo menos, 5 alas. Bateria tem que ter pelo menos 50 músicos. E fora, muita cor, muita pluma e muito samba no pé. Vai ser um desfile gigante. Nossa expectativa de público é de 10 a 15 mil pessoas nos dois dias de desfile das escolas de samba”.
Segundo Fernando Paixão Duarte, antes e depois dos desfiles vai ter muita música para os foliões aproveitarem. “Vamos ter banda abrindo e encerrando os desfiles”, disse.
Para quem quiser conhecer mais sobre o carnaval de Muriaé se liga nessa dica. A partir desta quinta-feira (13) acontece uma exposição sobre a história do carnaval da cidade. O local é na Biblioteca Pública Municipal de Muriaé, Vivaldi Wenceslau Moreira, rua Presidente Artur Bernardes, 50, Centro. É uma retrospectiva dos carnavais muriaeenses desde 1917, com fotos que contam a história regional dessa festa tão tradicional.
Veja a ordem dos desfiles das escolas de samba de Muriaé:
Primeiro dia de desfile – Sexta-feira (21)
G.R.E.S. Unidos do Santa Terezinha (bairro Santa Terezinha)
Presidente: Cláudio Roberto Ventura
Enredo: “Nelson Mandela: africano de todas as cores”
Samba: Anselmo Villas Boas e Caio Rondão
G.R.E.S. Canarinho do Samba (bairro Planalto)
Presidente: Adyr de Souza Assis
Enredo: “Canarinho canta as Minas Gerais”
Samba: Nilson Fonseca
Segundo dia de desfile – Sábado (22)
G.R.E.S. Papagaio (bairro Aeroporto)
Presidente: Thaina Gardoni Souza
Enredo: “Brincadeiras de criança Papagaio faz lembrança”
Samba: Xandy Rodrigues (participação: Adryan Rodrigues e Gilson Maia)
G.R.E.S. Acadêmicos do Marambloco (bairro Padre Thiago)
Presidente: Paulo Sérgio Salviano
Enredo: “Os bravos povos da Amazônia e seus folclores”
Samba: Chico Nacarrati, Waldney & Rodrigo
G.R.E.S. Unidos do São Joaquim (bairro São Joaquim)
Presidente: Alex Silva
Enredo: “Verde e Branco que vem do infinito – 10 anos de História”
Samba: Mano Hery Olly
Conheça a letra do samba das agremiações: