Em Muriaé, o procedimento é realizado no Hospital do Câncer

O Dia Nacional da Medula Óssea é comemorado anualmente no terceiro sábado de setembro e tem como objetivo conscientizar, reforçar e estimular a doação de medula.

A medula óssea é um tecido esponjoso encontrado dentro dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O transplante é uma técnica utilizada para tratar diversas doenças hematológicas, como leucemias e linfomas, oferecendo uma chance de cura e recuperação aos pacientes.

Atualmente, o Hospital do Câncer de Muriaé é um dos principais centros de referência em medula óssea em Minas Gerais, realizando o Transplante de Medula Autólogo, que utiliza a medula do próprio paciente para o tratamento.

De acordo com o enfermeiro Paulo André de Freitas, “A medula óssea é a estrutura responsável por fabricar as células do nosso sangue. O transplante de medula é uma técnica que utilizamos para consolidar o tratamento de doenças hematológicas. Quem doa a sua medula, está doando vida!”

O processo para se tornar um doador de medula é muito simples, basta o interessado se cadastrando no banco do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea e quando houver compatibilidade entre paciente e doador, ele será convidado para realizar a coleta.

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da doação e para agradecer aos doadores que, generosamente, oferecem a chance de uma nova vida a muitas pessoas.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: