“Momento Saúde” reforça a importância do diagnóstico e dos cuidados durante a gestação
WhatsApp
Facebook

O quadro “Momento Saúde”, trouxe um tema de grande relevância para futuras mamães ganhou destaque: o diabetes gestacional. A conversa contou com a presença da médica Dra. Laura Baesso e da gestante Lara, que compartilhou sua experiência pessoal com o diagnóstico durante sua terceira gestação.

A doutora explicou que o diabetes gestacional é uma alteração metabólica causada pela resistência à insulina gerada pelos hormônios da gravidez. “A mulher passa a não conseguir suprir a necessidade de insulina, e isso eleva os níveis de glicose no sangue”, esclareceu.

Entre os fatores de risco apontados pela especialista estão obesidade, hipertensão, síndrome dos ovários policísticos, histórico familiar de diabetes e ganho excessivo de peso na gravidez.

Lara contou que só na atual gestação realizou o exame chamado “curva glicêmica” (feito entre a 24ª e a 28ª semana), responsável por confirmar seu diagnóstico. “Nas gestações anteriores, eu nem sabia que existia esse exame. Talvez eu até tenha tido e não soube”, relatou. Ela também destacou que o início da gestação foi marcado por falta de disciplina com a alimentação e atividade física, algo que agora tenta corrigir para proteger sua saúde e a do bebê.

A Dra. Laura reforçou que, embora o diabetes gestacional não cause diabetes no recém-nascido, ele pode trazer riscos como macrossomia fetal (bebê maior que o esperado), parto prematuro, sofrimento fetal e aumento das chances de a criança desenvolver diabetes na infância ou adolescência. Para a mãe, há o risco de complicações como pré-eclâmpsia e até o desenvolvimento futuro de diabetes tipo 2.

Ao final do programa, a médica fez um apelo importante: “Toda gestante tem direito a um pré-natal bem feito, seja pelo SUS ou na rede particular. É esse acompanhamento que permite diagnósticos precoces e intervenções eficazes.”

Dra. Laura finalizou convidando o público a seguir seu perfil no Instagram, @laurac.baesso, onde compartilha informações sobre saúde materna. “Não deixem de investigar. O pré-natal bem feito é fundamental”, concluiu.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: