Praticidade: distribuidora Minas Rio já realizou cerca de  2,5 milhões de atendimentos digitais entre janeiro e abril deste ano.
Foto: Energisa

Acessar o WhatsApp, site ou aplicativo para esclarecer dúvidas de forma mais rápida: esse tem sido o caminho percorrido por milhares de clientes da Energisa Minas Rio que têm conseguido solucionar dúvidas e solicitar inúmeros serviços sem precisar se deslocar até uma agência de atendimento presencial. Nos quatro primeiros meses deste ano, já foram cerca de 2,5 milhões de atendimentos digitais pelo WhatsApp (Gisa), Agência Virtual, Energisa On e totens de autoatendimento, o que corresponde a 88% dos serviços solicitados pelos clientes.

Na lista dos serviços mais procurados nesses canais estão emissão de segunda via e troca de titularidade. Serviços que estão disponíveis pelos canais digitais com agilidade, praticidade e sem sair de casa. “Hoje, independentemente da idade, localização geográfica ou perfil socioeconômico, qualquer pessoa consegue acessar os canais digitais da Energisa e obter um atendimento rápido e seguro, 24 horas por dia, sete dias por semana”, enfatiza a coordenadora de Atendimento, Ana Maria de Almeida Jorge.

Uma orientação importante: estejam atentos para evitar golpes e acessam diretamente os canais oficiais da Energisa para qualquer tipo de serviço. E para realizar o pagamento por PIX utilize somente o QR Code disponível nas faturas impressas ou selecione essa opção de pagamento diretamente no aplicativo Energisa ON ou em qualquer outro canal de atendimento oficial da distribuidora. Além disso, confira os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento.

Qual é a sua dúvida?

Interatividade e o acesso ilimitado a qualquer hora do dia têm sido fatores relevantes que explicam o volume crescente de atendimentos digitais registrados pela Energisa Minas Rio. Ana Maria listou as perguntas mais frequentes respondidas nos atendimentos. Uma delas pode ser a sua:

– Como faço para emitir a segunda via da minha conta?

É possível emitir a segunda via da sua conta pela WhatsApp Gisa www.gisa.energisa.com.br; pela Agência Digital https://servicos.energisa.com.br; ou pelo aplicativo Energisa On. Rapidamente o cliente tem acesso à conta e sem sair de casa. Por esses mesmos canais o cliente também consegue consultar débitos, negociar contas atrasadas, atualizar o seu cadastro, trocar a titularidade, pedir religação de energia, informar autoleitura e informar pagamento.

– Preciso ligar a energia em um imóvel novo. O que devo fazer?

Da mesma forma, dá para solicitar uma ligação nova pelos canais digitais. Para isso, é importante estar com os documentos pessoais em mãos e, caso a unidade consumidora esteja em área de proteção ambiental, é indispensável a autorização do órgão ambiental competente.

– Queria saber quando a Energisa vai desligar a energia da minha casa ou comércio por causa de manutenções no bairro?

O cliente tem o direito de ser avisado sobre as manutenções programadas com, no mínimo, 72 horas de antecedência. Os clientes de baixa tensão são avisados por meio de rádios locais, site e aplicativo Energisa On. A empresa também envia SMS para os celulares de clientes com cadastro atualizado.

E por falar em cadastro atualizado, é importante que as famílias que tenham pacientes que usam equipamentos de sobrevida, ligados à eletricidade, avisem a Energisa. Além do aviso antecipado de manutenções programadas, em situações de desligamentos acidentais provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, essas unidades consumidoras têm prioridade no restabelecimento da energia.

– Por que a minha conta de energia veio faturada pela média?

A fatura pela média é realizada apenas em último caso: situações em que o leiturista encontra o portão fechado e não consegue visualizar o medidor, ausência de pessoas na casa, imóveis desocupados, e cães soltos que possam oferecer risco à segurança do colaborador.

Para evitar que isso aconteça, a autoleitura é uma opção tanto para moradores das áreas rurais e urbanas, que podem conferir a numeração no medidor de energia e informá-la à distribuidora pelo aplicativo Energisa On, Gisa, site ou Call Center. Mas, para que a leitura seja cadastrada na Energisa é importante fazer a autoleitura no dia certo e observar o número exato que aparece no visor do padrão de energia, evitando erros na emissão da conta de energia.

– O que preciso fazer para colocar uma conta de energia no meu nome?

Para solicitar a transferência de titularidade da conta basta ter em mãos o número da unidade consumidora ou endereço completo do imóvel, documentos pessoais (CPF e RG ou CNH) e acessar um dos nossos canais de atendimento.

– Estou saindo de um imóvel alugado e preciso tirar a conta de energia do meu nome. O que faço?

Ao encerrar o contrato de aluguel, o cliente deve solicitar o desligamento da energia. Será gerada uma fatura em que o cliente paga apenas pelo seu consumo no período em que foi responsável pelo imóvel, evitando desgastes com faturas dos próximos inquilinos. Esse desligamento também está disponível nos canais digitais.

– Como faço para atualizar o meu cadastro?

É importante atualizar o cadastro junto à Energisa. Não importa se o imóvel é próprio ou alugado. É simples e ágil, além de facilitar o contato da empresa com o cliente e de evitar imprevistos. Para atualizar o cadastro, só ligar para a Energisa no 0800 032 0196 ou acessar os canais de atendimento digitais: site energisa.com.br ou falar com a GISA, atendente virtual por meio WhatsApp em gisa.energisa.com.br.

Canais de atendimento:

Não encontrou a resposta que precisa? Acesse os canais oficiais de atendimento: aplicativo Energisa On, Gisa www.gisa.energisa.com.br; site www.energisa.com.br; ou Call Center 0800 032 0196.

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