Curso de atualização contou com a presença de mais de 40 professores de municípios da região
WhatsApp
Facebook
Fotos: CBA

Pelo 23º ano consecutivo, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou seu Curso de Atualização em Educação Ambiental na Zona da Mata mineira, projeto que compõe o seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O encontro, realizado nos dias 2 e 3 de abril, em Muriaé, contou com a participação de mais de 40 professores e professoras que lecionam para turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais públicas ou privadas dos municípios Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro, Cataguases, Itamarati e Descoberto.

Com o tema “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável transformando comunidades”, o intuito foi promover e fortalecer a formação ambiental crítica para educadores da região. Nos próximos meses, os participantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo, junto com seus alunos, projetos ambientais baseados nas temáticas trabalhadas durante a formação. A culminância dessas iniciativas acontecerá ao final do ano, quando os projetos e atividades desenvolvidos ao longo de 2025 serão apresentados.

O Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalha diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais propositivos. Os módulos têm como fundamentos os desafios ambientais emergentes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com temas como mudanças climáticas globais, gestão de resíduos, economia circular, conservação da biodiversidade, poluição e contaminantes ambientais, além de estratégias para a sustentabilidade ecológica e social.

“Já participei de outras edições do Curso e é sempre um momento de muito conhecimento. Entre os diversos aprendizados, soubemos de uma matriz que pode nos auxiliar na criação de projetos e planejamentos. Essa iniciativa sempre  supera nossas expectativas”, relata o professor Philipy da Silva Dias Almeida, da Escola Estadual Temístocles Eutrópio, distrito de Boa Família, Muriaé.

“Nesse Curso tive muitas oportunidades de trocas de experiências e conhecimentos enriquecedores para trabalhar a educação ambiental de forma mais eficaz nas escolas”, diz a professora Jaqueline Euzébio Alves, da Escola Municipal Alcino Bicalho, em Miradouro. É o que também conta Lucilene Santos Morito, professora na Escola Estadual Ormezina Alves Duarte, em São Sebastião da Vargem Alegre: “Estou muito feliz em poder compartilhar ideias com meus colegas. Esse Curso é muito importante, pois acrescenta ainda mais conteúdo à nossa vida profissional”, completa.

A capacitação foi feita pela empresa Florar – Educação para Sustentabilidade, parceira da iniciativa, e que desenvolve, desde 2012, projetos de pesquisa para educação ambiental. A organização atua junto a escolas, grupos, instituições e empresas públicas ou privadas promovendo  oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, vivências em meio à floresta e atividades laboratoriais, dentro das temáticas de plantio nas cidades, trabalhos com compostagem, apicultura, conservação e mudanças climáticas.

A professora Gilene de Fátima Pereira Ecker, da Escola Municipal Pedro Furtado, em Itamarati de Minas, conta que, após receber a capacitação, o próximo passo é voltar para a sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos. “Ouvimos muito e agora é aplicar o conteúdo ministrado dentro das nossas realidades”, afirma.

Segundo o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, promover a conscientização ambiental através da instrumentação para que os professores possam desenvolver a educação ambiental nas salas de aula nos municípios da Zona da Mata mineira é um dos eixos de atuação do PEA da Mineração Sustentável. “A Companhia acredita que a ação estimula o debate dentro do ambiente de ensino formal, fomentando os educadores no desenvolvimento educacional teórico e prático de projetos executados por meio dos alunos voltados para temáticas de sustentabilidade das comunidades escolares. Seguimos avançando para fortalecer cada vez mais a educação ambiental nas escolas e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável das regiões onde a CBA está presente”, reforça.

Programa de Educação Ambiental – PEA 

Desenvolvido há 23 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 163 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, sua mineração de bauxita em operação, estando presente há 40 anos na Zona da Mata mineira.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: