Consumo excessivo de sal é um dos maiores riscos para a doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo, podendo resultar em derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, danos renais e muitos outros problemas de saúde. Em entrevista à Rádio Muriaé nesta quarta-feira (31), o médico cardiologista Dr. David Bani esclareceu sobre prevenção e tratamento da pressão alta.

Segundo Bani, a hipertensão está associada ao estilo de vida e á alimentação do indivíduo. Sendo assim, ela pode ser impulsionada e/ou agravada por fatores, como: sedentarismo, obesidade, excesso de bebida alcoólica, tabagismo e estresse.

Conforme o Dr. David Bani, o que mais interfere na hipertensão é o consumo de sal, visto que o ideal é não ultrapassar uma colher de chá por dia. Assim, torna-se relevante observar o consumo de sal proveniente de temperos prontos (que acompanha o macarrão instantâneo, por exemplo); produtos embutidos; refrigerantes; etc.

O médico ainda esclareceu dúvidas a respeito de associações entre dor de cabeça e pressão alta.

“Isso é um mito. A verdade é que tem um estresse por trás disso, junto a um aumento da pressão. Então, o que facilita muito é ter um aparelho de pressão em casa que consiga aferir na hora, e lógico, ter um acompanhamento com cardiologista”, disse.

Quanto ao tratamento da hipertensão, o médico destacou que primeiramente requer uma mudança no estilo de vida do paciente. E caso indicado pelo cardiologista, existe a possibilidade de iniciar a medicação, com acompanhamento individual.

Confira acima a entrevista na íntegra.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: