Educadora também dá dicas de como se preparar para resolver as questões
- RMTV
- | 01/02/2024
Em entrevista à Rádio Muriaé nesta quinta-feira (01), a professora de Matemática Rhayanne Fialho apresentou teorias e práticas matemáticas que mais costumam ser cobradas em provas de concurso público.
De acordo com Rhayanne, nesses exames, é comum cair questões que envolvam operações básicas (da adição à radiciação), interpretação de problemas matemáticos (que podem ser resolvidos por meio da razão, proporção, ‘regra de três’, etc), raciocínio lógico, sistema métrico e decimal.
Entre as dicas dadas pela professora durante a entrevista, estão: uma boa leitura e atenção aos dados do enunciado para desenvolver a questão e fazer os cálculos. Ainda segundo ela, tempo é essencial no concurso público, por isso, saber interpretar a questão é essencial para escolher qual operação, fórmula ou raciocínio utilizar para solucioná-la.
Quanto à preparação ideal para a prova, Rhayanne disse que o principal é que o candidato tenha uma boa base matemática, crie hábitos de resolver questões (estudar os tópicos do edital partindo dos considerados mais fáceis), não usar calculadora e verificar provas de concursos públicos anteriores (para saber como a banca costuma cobrar os conteúdos).
“A matemática é pela resolução de exercícios. Eu faço, pratico, vejo as diversas formas que um conteúdo pode ser cobrado e com isso meu cérebro me ajuda a interpretar na hora da prova”, concluiu a professora.