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Neste sábado, 15 de março, é celebrado o Dia Mundial do Consumidor, uma data dedicada a conscientizar a população sobre seus direitos e deveres. A Energisa aproveita a ocasião para reforçar alguns dos principais direitos dos consumidores de energia elétrica, garantindo acesso a informações e serviços essenciais.
Um dos direitos mais importantes dos consumidores é a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, acessível por meio de canais digitais. Em 2024, cerca de 90% das solicitações foram feitas por esses canais, totalizando aproximadamente 3 milhões de atendimentos via WhatsApp (Gisa), Agência Virtual, aplicativo Energisa On e totens de autoatendimento. Esse número demonstra a crescente preferência dos clientes por soluções ágeis e práticas.
Entre os serviços mais requisitados pelos consumidores estão a emissão da segunda via da conta de energia e a atualização cadastral. Ambos podem ser feitos de forma rápida e sem a necessidade de deslocamento. “O cliente da Energisa tem a agência na palma de sua mão, com atendimento rápido e seguro, 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca Ana Maria de Almeida Jorge, coordenadora de Atendimento da empresa. Essa praticidade tem sido um diferencial para a satisfação dos clientes.
Para garantir um atendimento ainda mais eficiente, a Energisa reforça a importância de manter os dados cadastrais sempre atualizados. Nome do titular, endereço, telefone e e-mail devem estar corretos nos registros da empresa, o que pode ser feito pelos canais digitais de atendimento.
- Como emitir a segunda via da conta? A segunda via pode ser acessada pelo WhatsApp Gisa (https://gisa.energisa.com.br/), pela Agência Virtual (https://servicos.energisa.com.br) ou pelo aplicativo Energisa On. Além disso, esses canais permitem consultar débitos, negociar contas atrasadas, solicitar troca de titularidade, pedir religação de energia, informar autoleitura e registrar pagamento.
- Como solicitar a ligação de energia em um imóvel novo? O pedido pode ser feito pelos canais digitais da Energisa. É necessário ter em mãos documentos pessoais e, se o imóvel estiver em área de proteção ambiental, a autorização do órgão ambiental competente.
- A Energisa avisa sobre manutenções programadas? Sim. Os clientes são informados com pelo menos 72 horas de antecedência. As notificações são feitas por meio de rádios locais, site e aplicativo Energisa On. Quem tem o cadastro atualizado também recebe alertas via SMS.
- Como evitar que minha conta seja faturada pela média? A conta de energia pode ser faturada pela média em casos excepcionais, como quando o leiturista não consegue acessar o medidor. Para evitar essa situação, a autoleitura é uma opção para clientes de áreas urbanas e rurais. Basta informar a numeração correta do medidor pelos canais digitais.
- Como solicitar a transferência de titularidade da conta? Para alterar o nome na conta de energia, é necessário ter em mãos o número da unidade consumidora ou o endereço completo do imóvel, além de documentos pessoais (CPF e RG ou CNH). O pedido pode ser feito pelos canais digitais.
- O que fazer ao sair de um imóvel alugado? Ao encerrar um contrato de aluguel, o cliente deve solicitar o desligamento da energia para evitar cobranças futuras indevidas. O desligamento pode ser feito digitalmente.
- Como atualizar meu cadastro? O cadastro pode ser atualizado pelo telefone 0800 032 0196, pelo site energisa.com.br ou pelo WhatsApp Gisa (gisa.energisa.com.br).
Famílias que possuem pacientes que utilizam equipamentos de suporte à vida devem informar a Energisa. Essas unidades consumidoras têm prioridade na restauração da energia em casos de desligamentos acidentais, como os causados por tempestades e colisões de veículos em postes.