- RMTV
- |
A Energisa Minas Rio inaugurou nesta terça-feira (09/01) duas novas subestações: Pirapetinga II e Barra do Braúna II. Na solenidade, autoridades municipais, representantes de empresas e da comunidade puderam ver a obra que trará maior confiabilidade do sistema elétrico para os municípios de Pirapetinga, Recreio, Leopoldina e distritos.
Com investimento de R$ 54 milhões, o empreendimento tem capacidade de 45 MVA e beneficiará diretamente 22 mil clientes, entre residências, comércios, estabelecimentos públicos e privados. Além da subestação, simultaneamente a Energisa construiu duas linhas de distribuição de alta tensão de 138 mil volts, que interligam as novas subestações.
De acordo com o diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani, a obra representa um importante aumento na capacidade energética da cidade e região, ressaltando que a energia é um fator preponderante para o desenvolvimento, expansão, geração de emprego e renda.
Mais investimentos na região
Além dos investimentos nessas duas subestações, como parte do compromisso da Energisa com as 67 cidades da área de concessão, a empresa tem atuado simultaneamente na substituição de cabos, postes, cruzetas, instalação de equipamentos automatizados, podas de árvores que apresentam algum risco ao sistema elétrico, entre outras melhorias e manutenções preventivas em equipamentos que são imprescindíveis para a estrutura de distribuição de energia.
Em 2023, as subestações como a de Ituerê, que atende à região de Rio Pomba, e a de Miraí receberam melhorias como a substituição de transformadores por outros de maior potência e carga, minimizando as interrupções, além de permitir o desenvolvimento econômico com maior disponibilidade de energia, principalmente para atender clientes industriais.
Como parte desse compromisso de investimentos até 2025, serão construídas mais quatro novas subestações nas seguintes regiões: Muriaé (distrito Vermelho), Leopoldina, Canaã na região de Ubá e Martins Soares na região de Manhuaçu.