Segunda via, consulta de débitos, negociação de dívidas e autoleitura são alguns dos serviços disponíveis.
WhatsApp
Facebook

A eletricidade está presente em quase todas as nossas atividades diárias, desde acender uma lâmpada até utilizar eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos. No entanto, é dever dos consumidores usar a energia de maneira consciente e segura. Eles também têm o direito a um serviço de qualidade e acesso à informação de forma segura e ágil.

Em 2024, cerca de 90% das solicitações foram feitas por canais digitais, totalizando aproximadamente três milhões de atendimentos realizados via WhatsApp (Gisa), Agência Virtual, Energisa On e totens de autoatendimento. Esse dado reflete a crescente preferência dos consumidores por soluções rápidas e acessíveis. Por isso, os clientes têm o direito de ter acesso a um canal de atendimento disponível 24 horas por dia, garantindo suporte sempre que necessário.

É também deverdo consumidor pagar sua fatura em dia. Para facilitar esse processo, a Energisa oferece pelos canais digitais o pagamento ou a negociação da dívida, de forma rápida e prática, assegurando que o serviço continue sem interrupções e promovendo a comodidade dos usuários. Entre os serviços mais procurados dos canais digitais estão a emissão de segunda via de contas e a atualização cadastral.

“Esses serviços estão disponíveis de forma rápida e fácil, sem a necessidade de sair de casa. O cliente da Energisa tem a agência na palma de sua mão, com atendimento rápido e seguro, 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca Ana Maria de Almeida Jorge, coordenadora de Atendimento. Mas para que as solicitações sejam atendidas mais rapidamente, é dever do cliente manter o cadastro sempre atualizado com nome do titular, endereço, telefone e e-mail, o que pode ser feito também pelos canais de atendimento.

Tem alguma dúvida? O acesso fácil e a disponibilidade 24 horas por dia são fatores que contribuem para o aumento dos atendimentos digitais na Energisa Minas Rio. Ana Maria destacou as perguntas mais comuns que os clientes fazem. Confira a lista e veja se a sua dúvida está entre elas:

  • Como faço para emitir a segunda via da minha conta? 

Você pode emitir a segunda via da sua conta pelo WhatsApp Gisa (https://gisa.energisa.com.br/), pela Agência Digital (https://servicos.energisa.com.br) ou pelo aplicativo Energisa On. Assim, você tem acesso rápido à conta sem sair de casa. Por esses mesmos canais, também é possível consultar débitos, negociar contas atrasadas, atualizar o cadastro, trocar a titularidade, pedir religação de energia, informar autoleitura e registrar pagamento.

  • Preciso ligar a energia em um imóvel novo. O que devo fazer?

Você também pode utilizar os canais digitais. Para isso, tenha em mãos seus documentos pessoais e, caso a unidade consumidora esteja em área de proteção ambiental, é indispensável a autorização do órgão ambiental competente.

  • A Energisa avisa quando vai interromper o fornecimento de energia na minha residência ou comércio devido a manutenções no bairro?

Sim. Os clientes têm o direito de ser informados sobre manutenções programadas com, no mínimo, 72 horas de antecedência. Os clientes de baixa tensão são notificados por meio de rádios locais, site e aplicativo Energisa On. A empresa também envia SMS para os celulares dos clientes com cadastro atualizado.

Falando em cadastro atualizado, é importante que famílias com pacientes que utilizam equipamentos de suporte à vida, dependentes de eletricidade, informem a Energisa. Além do aviso prévio de manutenções programadas, em casos de desligamentos acidentais causados por tempestades, raios, colisões de veículos em postes ou outros imprevistos, essas unidades consumidoras têm prioridade na restauração da energia.

  • Por que minha conta de energia foi faturada pela média? 

A fatura pela média é emitida apenas em situações excepcionais, como quando o leiturista encontra o portão fechado e não consegue visualizar o medidor, ausência de pessoas na residência, imóveis desocupados, ou cães soltos que possam representar risco à segurança do colaborador.

Para evitar essa situação, a autoleitura é uma opção tanto para moradores de áreas rurais quanto urbanas. Basta conferir a numeração no medidor de energia e informá-la à distribuidora pelo aplicativo Energisa On, Gisa, site ou Call Center. É importante realizar a autoleitura no dia correto e observar o número exato que aparece no visor do medidor, evitando erros na emissão da conta de energia.

  • Preciso colocar uma conta de energia no meu nome. O que devo fazer? 

Para solicitar a transferência de titularidade da conta, tenha em mãos o número da unidade consumidora ou o endereço completo do imóvel, documentos pessoais (CPF e RG ou CNH) e acesse um dos nossos canais de atendimento.

  • Estou saindo de um imóvel alugado e preciso tirar a conta de energia do meu nome. O que faço?

Ao encerrar o contrato de aluguel, o cliente deve solicitar o desligamento da energia. Será gerada uma fatura em que o cliente paga apenas pelo consumo no período em que foi responsável pelo imóvel, evitando problemas com faturas dos próximos inquilinos. Esse desligamento também está disponível nos canais digitais.

  • Como faço para atualizar meu cadastro? 

É importante manter o cadastro atualizado junto à Energisa, independentemente de o imóvel ser próprio ou alugado. É simples e ágil, além de facilitar o contato da empresa com o cliente e evitar imprevistos. Para atualizar o cadastro, ligue para a Energisa no 0800 032 0196 ou acesse os canais de atendimento digitais: site energisa.com.br ou fale com a GISA, atendente virtual, pelo WhatsApp em gisa.energisa.com.br.

Não encontrou a resposta que precisa? Acesse os canais oficiais de atendimento: aplicativo Energisa On, Gisa (gisa.energisa.com.br), site (www.energisa.com.br) ou Call Center (0800 032 0196).

Fonte: Energisa

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: