- Educação
- |
WhatsApp
Facebook

A cidade de Muriaé sediou no último dia 26 de abril a etapa local da Brain Bee 2025 – Olimpíada de Neurociências, que reuniu mais de 100 alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da região. Promovida pela FAMINAS em parceria com a Fundação Cristiano Varella, a competição teve como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas neurociências e identificar talentos promissores na área.
A grande vencedora foi a estudante Isabella de Abreu Ferreira, do 3º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (COLUNI/UFV), que acertou 38 das 50 questões da prova. Com o desempenho, ela garantiu vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências e poderá disputar a fase internacional — a International Brain Bee — marcada para ocorrer de forma virtual entre os dias 7 e 12 de novembro, caso avance na classificação.
Natural de Muriaé, Isabella comemorou a conquista com entusiasmo. “Eu agradeço muito pela oportunidade incrível que é o Brain Bee. Nasci e cresci em Muriaé, sempre visitando e vendo a FAMINAS de perto. Estou muito emocionada por vencer o Brain Bee da minha cidade”, afirmou.
O segundo e terceiro lugares também ficaram com alunos do COLUNI/UFV: Pedro Luccas Freitas e Giovanna Carmen Viol Reis, respectivamente. Os três estudantes foram orientados pelo professor Hélio Paulo Pereira Filho.
Antes da prova, os participantes passaram por um curso preparatório gratuito oferecido pela FAMINAS, com conteúdos sobre neuroanatomia, funções cerebrais e comportamento humano. A iniciativa foi destacada pelo Pró-Reitor de Ensino da instituição, Pedro Henrique Menezes Ferreira, como parte do compromisso da faculdade com a educação e a ciência. “A Brain Bee é uma iniciativa que inspira e desperta novos talentos nas áreas científicas. Acreditamos que apoiar ações como essa é essencial para fortalecer o compromisso da FAMINAS com o ensino de qualidade e com a formação de jovens protagonistas no campo da pesquisa e da saúde”, disse.
Criada pelo neurocientista Dr. Norbert Myslinski, a Brain Bee é realizada no Brasil desde 2012 e é voltada para estudantes do ensino médio. Em Muriaé, a olimpíada é organizada por professores doutores da FAMINAS, especialistas em farmacologia, neurologia e ciências fisiológicas.