WhatsApp
Facebook
Foto: Rádio Muriaé

A Fundação Cristiano Varela, referência no tratamento oncológico em Muriaé e em toda a região, foi eleita uma das 20 instituições mais bem equipadas da América Latina. O reconhecimento é do Global Health Intelligence, organização internacional que avalia a estrutura hospitalar com base em dados sobre quantidade, qualidade e atualização tecnológica dos equipamentos utilizados na assistência à saúde.

O diretor superintendente da Fundação, Sérgio Henriques, e o gerente administrativo, José Alexandre, participaram de uma entrevista no estúdio audiovisual da Rádio Muriaé para comentar a conquista e detalhar os avanços que contribuíram para esse destaque.

Segundo José Alexandre, o resultado é fruto de investimentos constantes no parque tecnológico da instituição. “Hoje, são mais de 1.800 equipamentos assistenciais cadastrados e monitorados. Nos últimos anos, substituímos equipamentos analógicos por digitais em diversas áreas, como raio-x, mamografia e medicina nuclear. Investimos também em ressonância com inteligência artificial e na modernização de aparelhos de anestesia, mesas cirúrgicas, monitores da UTI, entre outros”, destacou.

Sérgio Henriques reforçou que a atualização contínua dos equipamentos é parte de um planejamento estratégico que prioriza a segurança e o bem-estar dos pacientes. “Na saúde, a tecnologia avança muito rápido. Um tomógrafo, por exemplo, em poucos anos já fica defasado. Por isso, nosso esforço é manter o parque sempre atualizado, trazendo inovações que melhorem tanto o diagnóstico quanto o tratamento”, afirmou.

A Fundação, que atende atualmente mais de 200 municípios, realiza cerca de 350 atendimentos oncológicos novos por mês, sendo aproximadamente 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda assim, os pacientes têm acesso à mesma estrutura de excelência, independentemente do tipo de convênio. “Os mesmos equipamentos usados por pacientes particulares e de planos de saúde são utilizados para os atendimentos do SUS. Isso nos orgulha muito”, comentou José Alexandre.

A conquista também reflete o apoio político que a Fundação recebe. Sérgio destacou que investimentos recentes, como a instalação do centro de robótica e a aquisição de um novo acelerador linear com tecnologia de ponta, só foram possíveis graças a emendas parlamentares e à mobilização por recursos junto ao Ministério da Saúde. “Nos últimos cinco anos, foram investidos entre R$ 30 e R$ 40 milhões apenas em equipamentos”, revelou.

A instituição segue em expansão. Duas novas unidades de quimioterapia ambulatorial estão em construção, uma em Ubá e outra em Manhuaçu. A de Ubá deve ser entregue entre fevereiro e março de 2026, e as obras em Manhuaçu começam em breve. “A ideia é aproximar o serviço do paciente, reduzindo a necessidade de viagens longas e cansativas. Vamos manter nas novas unidades o mesmo padrão de atendimento e de estrutura da sede em Muriaé”, garantiu Sérgio.

Os profissionais que atuarão nas novas unidades passarão por um período de treinamento na sede da Fundação para absorverem a cultura institucional, baseada em tecnologia de ponta e assistência humanizada. A Fundação Cristiano Varela conta com cerca de 1.500 colaboradores.

Para o futuro, o reconhecimento recebido aumenta a responsabilidade. “É um estímulo para continuarmos crescendo com qualidade. Já estudamos a ampliação da capacidade de Muriaé, com mais salas cirúrgicas e leitos de UTI e internação, sempre mantendo o padrão de excelência”, concluiu José Alexandre.

O reconhecimento coloca a Fundação ao lado de grandes centros oncológicos do Brasil e da América Latina, como instituições em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e João Pessoa. Um feito ainda mais expressivo por se tratar de um hospital filantrópico do interior de Minas Gerais, que oferece à população da região o que há de mais moderno e eficiente no combate ao câncer.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: