O equipamento chegará à instituição daqui a quatro meses. Nesse período, os profissionais serão capacitados a usá-lo
Fotos: Israel Dias

O hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, anunciou nesta quinta-feira (18), a implantação de um programa de cirurgia robótica, tornando-se o primeiro hospital da rede pública em Minas Gerais a oferecer esse serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o terceiro no Brasil a implementar essa tecnologia.

Durante uma reunião no Memorial, foi informado aos colaboradores sobre a chegada do Sistema Robótico da Vinci X, quarta geração da tecnologia multi portal com quatro braços. Esse equipamento permite a realização de procedimentos cirúrgicos, majoritariamente minimamente invasivos, com imagens em 3D e aumento de visão dez vezes maior que a visão humana.

A enfermeira Gisele Junger, com 13 anos de experiência em cirurgias, sendo sete em cirurgias robóticas, será a responsável por conduzir os treinamentos necessários para a utilização do novo sistema. Vários setores do hospital passarão por capacitação ao longo dos próximos 120 dias, período previsto para a implantação completa do sistema.

O urologista Dr. Daniel Carvalho, que já tem experiência em cirurgias minimamente invasivas, está entre os profissionais que atuarão com a nova tecnologia. Neste primeiro momento, a equipe médica terá a tarefa de explicar aos pacientes todo o procedimento e demonstrar a segurança das cirurgias realizadas com o auxílio do robô. “A cirurgia robótica já é um procedimento altamente consolidado a nível mundial, realizada há mais de 20 anos e com esse investimento, a Fundação não perderá em nada perto de um hospital de capital”, disse o urologista.

Dr. Edson Ribeiro é coordenador de cirurgias oncológicas. Segundo ele, a expectativa para a chegada do equipamento de todo corpo cirúrgico é a melhor possível. “A gente, como cirurgião, sempre quer fazer o melhor para o paciente, usar as melhores tecnologias, e a cirurgia robótica é o ápice da alta performance nas cirurgias”, completou o médico.

Segundo o Supervisor de Engenharia Clínica do Hospital do Câncer de Muriaé, Samuel Henrique, que é responsável pela garantia de qualidade das tecnologias médico-hospitalares, a cirurgia robótica, através do sistema DaVinci, é um avanço tecnológico significativo na instituição e proporcionará ao cirurgião uma precisão excepcional, graças à capacidade de visualização ampliada e tridimensional do campo cirúrgico e a aptidão dos instrumentos robóticos de realizarem movimentos finos e controlados. Para o paciente, os benefícios serão menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida.

Para o Diretor-Presidente do Conselho Fiscal, Luciano Varella, a compra do equipamento só foi possível graças às doações realizadas pela população. “Esse implemento da robótica é um marco no hospital. Graças aos gestos de doação, conseguimos comprar o equipamento”, afirmou Luciano.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: