- Cidade
- | 13/11/2024
O grupo de artesãos de Belisário (GAB), conhecido por sua dedicação a projetos de inclusão social, arte e artesanato, acaba de ser reconhecido como entidade de utilidade pública estadual. A lei que confere essa nova condição, foi sancionada pelo governador Romeu Zema (NOVO), atendendo a uma proposta de autoria do deputado estadual Grego da Fundação. De acordo com o Deputado, esse reconhecimento permitirá que o grupo tenha maior acesso a incentivos fiscais, isenções de taxas de cartório e benefícios para captação de recursos de organizações governamentais e não governamentais.
O título foi entregue pelo próprio deputado, acompanhado do empresário Paulo Roberto Filho. Além dos moradores que utilizam o espaço, estiveram presentes os responsáveis pelo local, Cleber Paradelas e Dona Nina que aos 96 anos ainda contribui com os projetos desenvolvidos em Belisário.
O GAB é responsável pelo desenvolvimento de uma série de projetos sociais e esportivos voltados para moradores de todas as idades em Belisário, distrito de Muriaé. Para os responsáveis pelo espaço, esses projetos buscam oferecer oportunidades de aprendizado, inclusão e capacitação, especialmente por meio do artesanato e da valorização cultural. O grupo é reconhecido no distrito pelo impacto positivo que gera entre jovens, adultos e idosos, promovendo integração social e o resgate de práticas artísticas tradicionais.
Ainda segundo Grego, com o título de utilidade pública, o GAB ganha maior reconhecimento pela sua importância social e cultural, fortalecendo sua capacidade de realizar ainda mais ações e ampliar o alcance dos seus projetos. O deputado destacou também seu carinho e compromisso com o grupo, parabenizando os artesãos pelo trabalho realizado e reforçando sua intenção de apoiar o fortalecimento do artesanato e da inclusão social em Belisário.