O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella realizou, com sucesso, os primeiros Transplantes de Medula Óssea Autólogos da sua história. Este serviço é mais um tipo de tratamento oferecido no combate ao câncer hematológico e é fruto de mais de uma década de planejamento e esforços de muitos profissionais da instituição.

Em entrevista à Rádio Muriaé, as médicas hematologistas, Luiza Berg e a Vania Kussumi falaram como foi todo o processo de implantação.

Segundo elas, a partir de agora, o Hospital do Câncer de Muriaé um dos poucos no Estado que realiza este procedimento de alta complexidade e custo elevado, inclusive pelo SUS.

As especialistas disseram que os dois primeiros pacientes atendidos na instituição foram um homem e uma mulher e, em menos de 20 dias, tiveram alta e segundo a instituição, estão completamente recuperados.

Atualmente a Fundação Cristiano Varella é credenciada junto ao Ministério da Saúde e contratualizada pelo SUS com o Estado de Minas Gerais como Centro de Alta Complexidade em Oncologia. O serviço atenderá usuários de planos de saúde privados e particulares.

Pelo SUS, o atendimento é feito após encaminhamento da Secretaria de Saúde das cidades pactuadas com a onco-hematologia. A orientação é, em caso de suspeita de câncer, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar a sua consulta. As médicas disseram que mais de 20 pessoas passarão pelo procedimento nos próximos meses.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: