Além do Instituto Energisa, Amazon e Populos entram no projeto.

O Instituto Energisa firmou acordos com a Amazon Web Services (AWS) e a Populos Tecnologia durante a formatura da segunda turma do programa Rio Pomba Valley, que visa criar um ecossistema de inovação na Zona da Mata mineira.

As parcerias têm como objetivo fortalecer o currículo dos alunos, oferecendo formação em Cloud Foundation pela AWS e em softwares de gestão pela Populos, que inclui conteúdos sobre carreira e marketing pessoal. Essa capacitação beneficiará 30 jovens da nova turma, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Gustavo Valfre, vice-presidente de Tecnologia do Grupo Energisa, destacou a importância das colaborações para a empregabilidade dos jovens, potencializando a região como um celeiro de talentos tecnológicos.

Desde 2022, o Instituto Energisa está fomentando um ecossistema de tecnologia na Zona da Mata mineira. O objetivo é formar pessoas especializadas em programação, além de tornar a região um hub de inovação e criatividade, a partir do desenvolvimento tecnológico de software e produção audiovisual.

O programa, idealizado e financiado pelo Instituto Energisa e realizado em parceria como a FIEMG, SESI e Senai Cataguases, formou, em 2022, 35 profissionais em áreas como front end, back end, habilidades socioemocionais e empreendedorismo. Desde 2022, o Rio Pomba Valley mobilizou cerca de 2.500 candidatos em seus processos seletivos.

Os resultados obtidos até o momento mostram que a taxa de empregabilidade dos alunos formados em 2022 chega a 82%, destacando a eficácia do programa na preparação dos jovens para o mercado de trabalho e sua importância para o desenvolvimento econômico da região.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: