- RMTV
- |
Em entrevista à Rádio Muriaé nesta quarta-feira (10), os coordenadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) abordaram questões relacionadas à saúde mental. Durante a entrevista, os coordenadores do CAPS esclareceram como é o método de trabalho adotado no local, destacando o aumento na procura por cuidados relacionados à saúde mental e falando sobre o progresso no tratamento dessa área nos últimos anos.
Os profissionais do CAPS compartilharam informações sobre a dinâmica do trabalho realizado, abordando os desafios enfrentados e as estratégias implementadas para lidar com a crescente demanda. Além disso, destacaram a evolução percebida nos métodos de tratamento para a saúde mental ao longo do tempo.
Por outro lado, os coordenadores da UPA explicaram sobre os serviços oferecidos na unidade e como os pacientes vinculados à saúde mental são acolhidos e encaminhados para o CAPS. Detalharam os protocolos estabelecidos para garantir a assistência adequada a esses pacientes, ressaltando a importância da integração entre as instituições de saúde.
A entrevista proporcionou uma visão abrangente sobre a abordagem e a colaboração entre o CAPS e a UPA no contexto da saúde mental, fornecendo informações essenciais para a compreensão do panorama atual dessa área no âmbito local.
Janeiro Branco
Durante a entrevista, os profissionais falaram sobre várias atividades programadas em alusão ao Janeiro Branco. Mês em que são realizadas programações com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde mental.
A abertura oficial do Janeiro Branco está marcada para o dia 15 de janeiro, das 9h às 11h, na Lagoa da Gávea. O evento contará com um piquenique saudável, orientações sobre saúde mental, sessões de massagem, atividades de alongamento, dança, acupuntura, além de aferição de glicemia e pressão arterial.
Além disso, entre os dias 15 e 27 de janeiro, serão realizadas ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde, buscando informar e sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.
A campanha culminará em um evento de encerramento no dia 27 de janeiro, das 9h às 11h, na praça João Pinheiro. Este último momento será marcado por atividades interativas, palestras informativas e a presença de profissionais de saúde mental para tirar dúvidas e oferecer suporte.