WhatsApp
Facebook
Fotos: Gabriela Soares e Emil Löll

Voluntários e coordenadores da ONG Iracambi realizaram o resgate de um bicho-preguiça no distrito de Ancorado, em Rosário da Limeira (MG) esta semana. O chamado partiu da jovem Marya Eduarda, de 12 anos, que vinha acompanhando o animal nos últimos dias junto com o irmão.

“Todos os dias meu irmão e eu ficávamos observando ele, porém preocupados. Chegávamos da escola e íamos correndo ver se o bicho-preguiça ainda estava lá na árvore”, contou Marya, emocionada. O animal estava no topo de uma embaúba, próxima à casa da família. Na quinta-feira, após ouvir latidos do cachorro da família, os irmãos encontraram a preguiça em um pé de pinheiro no quintal. “Ficamos muito surpresos! Ele é lindo! Foi muito emocionante ver um bicho-preguiça tão de pertinho”, disse.

Preocupada com a segurança do animal, Marya entrou em contato com sua professora que avisou Dayana Duartes, coordenadora de educação ambiental da ONG Iracambi. A equipe foi rapidamente mobilizada para resgatar a preguiça, que estava vulnerável à presença de cães e à proximidade da rodovia.

“Esse resgate é extremamente importante, visto que o animal estava sendo visto frequentemente e ameaçado por cachorros”, explicou Dayana. O bicho-preguiça foi levado para a base da ONG, onde está sob observação. De acordo com os responsáveis, o animal apresenta apenas feridas superficiais e, assim que autorizado por um médico veterinário, será reintegrado ao seu habitat natural. “Daqui, a preguiça volta para a Mata Atlântica saudável!”, finalizou a coordenadora.

Sobre o projeto Iracambi
A ONG Iracambi atua na preservação da Mata Atlântica no interior de Minas Gerais, promovendo ações de educação ambiental, reflorestamento, ciência cidadã e o protagonismo de jovens ecolíderes. Com apoio de voluntários locais e internacionais, a organização desenvolve projetos que unem conservação e desenvolvimento sustentável nas comunidades da região.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: