- Saúde
- |
WhatsApp
Facebook

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar da gravidade, ele pode ser prevenido e tratado quando diagnosticado precocemente, por isso, o Hospital do Câncer de Muriaé reforça a importância da conscientização sobre a doença, com medidas preventivas essenciais, como a vacinação contra o HPV e a realização do exame preventivo (Papanicolau).
Por ser uma doença que, na fase inicial, não apresenta sintomas, muitas mulheres só descobrem o problema em estágios avançados. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença, como:
– Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros
– Tabagismo
– Prática de atividade sexual sem preservativo
O principal agente causador do câncer de colo de útero é o Papilomavírus Humano (HPV), e a melhor forma de prevenção é a vacinação. Segura e gratuita, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pode prevenir até 90% dos cânceres relacionados ao HPV.
Quem pode se vacinar?
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos – dose única
– Adolescentes de 15 a 19 anos – aqueles que nunca tomaram a vacina podem receber uma dose única (em caráter temporário)
– Pessoas imunossuprimidas (HIV, câncer ou transplantados), de 9 a 45 anos – três doses
Além da vacinação, o exame preventivo (Papanicolau) é fundamental. Ele deve ser realizado por todas as mulheres sexualmente ativas na faixa etária de 25 a 64 anos, permitindo a detecção precoce de alterações nas células do colo do útero.