WhatsApp
Facebook
Dra. Laiz Botelho e fisioterapeuta Débora Xavier, que compartilhou sua experiência como paciente

Em entrevista à Rádio Muriaé, a campanha “Março Lilás” foi tema de discussão, trazendo informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de colo do útero. Participaram da conversa a cirurgiã oncológica do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, Dra. Laiz Botelho, e a fisioterapeuta Débora Xavier, que compartilhou sua experiência como paciente.

Dra. Laiz Botelho ressaltou a importância da vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, principal forma de prevenção contra o vírus associado ao desenvolvimento do câncer de colo do útero. Ela também destacou a necessidade de exames preventivos regulares e a adoção de cuidados durante as relações sexuais para reduzir os riscos da doença.

Débora Xavier relatou sua jornada nos últimos dois anos em tratamento contra o câncer de colo do útero. Segundo ela, os primeiros sintomas surgiram com um sangramento anormal, mas dois médicos consideraram a situação normal. Somente após a solicitação de uma biópsia por outra profissional, o diagnóstico foi confirmado.

Durante a entrevista, Débora compartilhou o impacto emocional do diagnóstico, especialmente pelo fato de sempre ter sonhado em ser mãe. No entanto, ao longo do tratamento, conseguiu encontrar forças para enfrentar a doença e hoje está na fase final de recuperação.

Ao encerrar a entrevista, ela deixou um alerta para todas as mulheres: a prevenção é essencial. Consultas regulares, exames preventivos e a vacinação são medidas fundamentais para evitar a doença e garantir um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: