- Religião
- | 30/05/2024
Nem mesmo a chuva que caiu na noite desta quarta-feira (29) desanimou os fiéis para a confecção dos tradicionais tapetes de serragens em homenagem ao Dia de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”.
Centenas de pessoas de diferentes idades foram às ruas para confeccionar os tapetes. Eles só não esperavam uma chuva forte que caiu por volta das 20h.
Porém, assim que a chuva passou, os trabalhos voltaram a todo o vapor e entrou madrugada adentro.
A primeira missa celebrada no dia aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na Barra por volta das 6h. As 8h a missa foi celebrada na Paróquia Nossa senhora Aparecida, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Às 9h a missa será celebrada na Matriz São Paulo, depois também haverá uma procissão pelas ruas ao redor da igreja.
Sobre o Corpus Cristhi
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.