Confira os principais números do Relatório Geral de Arboviroses da Secretária Municipal de Saúde
Foto: Freepik

O governo de Minas Gerais declarou, esta semana, o fim da situação de emergência em saúde pública provocada por casos de Dengue. Em Muriaé, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os números de casos registrados foram baixos, não sendo necessário declarar estado de emergência dentro do município.

Mais de 200 decretos municipais de situação de emergência foram divulgados em Minas, o estado chegou a registrar 1.655.210 casos desde janeiro desse ano, ocupando o primeiro lugar no ranking de números absolutos.

No sentido oposto a situação estadual, dos casos apresentados, Muriaé registrou 3.499 notificações para a doença, sendo 420 casos negativos, 190 positivos e 48 positivos para Chikungunya, todos com confirmação laboratorial.

Em relação aos números de vacinas, foram enviadas 289.410 doses ao estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, apenas 100.158 doses foram aplicadas, menos de 50% do total. No mês de junho, o município recebeu 1.489 doses, para crianças de 10 a 14 anos, dessas 379 já foram aplicadas.

Para o combate epidêmico de Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações de pulverização em pontos estratégicos, mobilizações promovendo educação e saúde, resultando no baixo índice de internações.

Durante a epidemia de Dengue em 2023, com a circulação do vírus tipo 1 e tipo 2 a população já estava imunizada para 2024.  Dos focos encontrados, 78% estavam em residência, reforçando a importância das notificações por meio da população.

“A importância das notificações, em tempo oportuno, contribuiu em ações da Vigilância Epidemiológica para prevenção e controle, garantiu que os fluxos, relacionados a dengue fossem realizados em tempo hábil, contribuindo diretamente para a minimização do impacto desses eventos na nossa comunidade”, enfatizou a Secretaria de Saúde em Muriaé, no relatório geral sobre arboviroses.

 

 

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: