- FALECIMENTO
- | 26/08/2024
Morreu, aos 85 anos, o ex-treinador, Waldemar Montezano. Nos últimos anos, Waldemar lutava contra a doença de Parkinson e nos últimos dias, ficou internado na Casa de Saúde Santa Lúcia. A morte foi confirmada pelos familiares nesta segunda-feira.
Waldemar foi treinador das Forças Armadas em vários campeonatos mundiais de Cross Country, com grande destaque. Por muitos anos, foi campeão das Olimpíadas do Exército, descobrindo atletas de renome internacional como o recordista mundial do salto triplo João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”.
Quando retornou para Muriaé, também teve destaque como treinador de Futebol. Ele foi técnico da base e do profissional do Nacional e do time do Porto. Em agosto de 2022 ele foi homenageado com moção de congratulações e aplausos na Câmara Municipal.
O velório acontecerá no Cemitério Municipal a partir das 18h permancendo até às 13h desta terça-feira. Em seguida, o corpo será levado para Miradouro. Lá haverá um velório a partir das 14h e o enterro previsto para acontecer às 16h.
Sobre Waldemar
Nascido na Fazenda Água Limpa, município de Vieiras,em 1938, aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro onde ingressou na Brigada Pára-quedista, e conheceu o Atletismo.
Participou de sua primeira competição no Exército aos 17 anos, no Campo dos Afonsos, vencendo a prova, e então foi convidado à equipe do Botafogo, onde teve destaque correndo provas de 100 m 200 m e 400 m rasos.
No ano seguinte foi convocado para Seleção Brasileira nos jogos Íbero-Americanos na em Madrid na Espanha.
Já pelo Flamengo, competiu em vários campeonatos no Brasil e no exterior se tornando sócio laureado, pela conquista de cinco Campeonatos Brasileiros na prova de 400 m rasos.
Depois de se transferir para o Vasco da Gama foi Campeão Sul-Americano de 400 metros rasos e a partir daí passou a ser treinador, obtendo destaque com atletas de alto rendimento e com nível internacional como os campeões Sul- Americanos: Rui da Silva, Delmo da Silva, Cosme do Nascimento, Jorge Arcanjo, Evaldo rosa, Carlos Alberto Alves, entre outros.
Foi treinador das Forças Armadas em vários campeonatos mundiais de Cross Country, com grande destaque e por muitos anos, foi campeão das Olimpíadas do Exército, descobrindo atletas de renome internacional como o recordista mundial do salto triplo João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”.
Waldemar também articipou de vários cursos nacionais e internacionais pela Confederação Brasileira de atletismo e pelo MEC, quando recebeu o convite do próprio MEC, e cursou na Universidade de Mainz, na Alemanha Ocidental por dois anos.
Em seguida, ministrou cursos e palestras Brasil afora, trabalhando em São José dos Campos, onde montou uma equipe vencedora, conquistando os Jogos Abertos.
Encerrou sua carreira esportiva no Cefan (Marinha do Brasil) com glórias, muitos amigos e filhos do esporte que carrega para a vida.