WhatsApp
Facebook
Fotos: Wagner Melo | Rádio Muriaé

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, vai acontecer em Muriaé a quarta edição do Congresso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, organizado pela AMA Muriaé em parceria com a APAE, acontecerá no dia 4 de abril na Faminas e visa trazer informações, promover inclusão e capacitar profissionais, familiares e interessados.

Recebemos nos estúdios Geane Mendes, presidente da AMA e mãe atípica, que destacou a importância da conscientização e do diagnóstico precoce. “O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar a comunicação e a interação social. Quanto mais cedo identificarmos, melhor podemos intervir e proporcionar qualidade de vida”, explicou.

Apesar dos avanços legislativos, as famílias ainda enfrentam dificuldades na efetivação dos direitos. “O Brasil é referência em legislação, mas precisamos garantir que ela seja cumprida. É necessário que o poder público ofereça suporte adequado e que a sociedade esteja preparada para acolher”, ressaltou Gianni.

Dr. Enio, presidente da APAE, reforçou a importância da participação social. “A conscientização precisa atingir famílias, profissionais da saúde e educação, além da sociedade em geral. A cada edição do congresso, percebemos maior envolvimento, o que demonstra avanços na inclusão”.

Entre os mitos mais comuns, Geane destacou a falsa ideia de que o autismo é uma doença e que possui cura. Ela ainda afirmou, “O autismo não é uma doença e, portanto, não tem cura. O que existe são tratamentos que promovem um melhor desenvolvimento”. Além disso, Geane ressaltou a necessidade de valorizar as habilidades dos autistas. “Três dos sete palestrantes deste ano são autistas, o que reforça que eles têm um potencial gigantesco.”

O evento contará com palestras de especialistas das áreas da saúde, educação e psicologia, além de autistas que compartilharão suas experiências. O tema central deste ano será “Empatia e Respeito”. Além das palestras, haverá exposição de estandes com materiais pedagógicos e produtos voltados ao público autista.

As inscrições podem ser feitas pelos perfis da AMA Muriaé e da APAE no Instagram. O evento é aberto a todos: familiares, profissionais e qualquer pessoa interessada em compreender melhor o TEA e contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: