- Política
- | 10/06/2022
Tomou posse nesta segunda-feira (06) o novo prefeito de Muriaé, Marcos Guarino (PSB). A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e foi rápida, objetiva e restrita. Apenas vereadores, imprensa, servidores da Câmara e pessoas próximas a Guarino participaram.
De acordo com o presidente da Câmara, Ciso, o protocolo faz parte do regimento interno da Casa em que é necessário, o quanto antes, empossar o novo prefeito para que ele dê sequência nos trabalhos à frente do executivo.
Em seu rápido discurso, Marcos Guarino não escondeu a dúbia emoção. Segundo ele, por ter perdido um grande amigo, de uma forma tão rápida e inesperada, mas também por estar realizando um sonho de se tornar prefeito de Muriaé. “É muito triste tomar posse em um momento como esse. Eu e José Braz éramos muito amigos. Frequentava muito a sua casa e chegamos a viajar juntos para buscar melhorias para a saúde. Essa perda foi muito grande”, afirmou Guarino.
Ele disse também sobre os efeitos pós-covid. “infelizmente perdemos muitas pessoas na pandemia, muitos perderam seus empregos e precisamos continuar trabalhando para, juntos, possamos melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
Guarino enfatizou que pretende ter um diálogo aberto com a câmara e que as portas de seu gabinete sempre estarão abertas. “Precisamos trabalhar juntos, sempre para o bem de Muriaé”, destacou.
Marcos Guarino tem 65 anos, é médico pediatra, foi secretário Municipal de Saúde entre 2005 a 2012 do então prefeito José Braz (PP). Em 2016 se elegeu a vice-prefeito ao lado do então prefeito Grego, à época do partido PSD e em 2020 recebeu o convite para ser vice-prefeito de José Braz. À época, ele chegou a lançar sua pré-candidatura ao cargo do executivo, mas decidiu fazer a aliança com José Braz. Um período em que exerceu também o cargo de Secretário Municipal de Saúde.
Em entrevista à Rádio Muriaé, Guarino afirmou que terá muitos desafios pela frente, principalmente na área da saúde, em que um novo nome será nomeado para assumir a pasta.