- Polícia
- |
WhatsApp
Facebook

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Zona da Mata, em parceria com a Polícia Militar, deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Chicago. A ação teve como foco o combate à atuação da facção criminosa Comando Vermelho no estado, com mandados cumpridos também no município de Muriaé.
Em Muriaé, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, inclusive dentro de unidades prisionais. As investigações apontam que a facção vinha operando de dentro de penitenciárias, coordenando ações criminosas como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Além de Muriaé, a operação também teve alvos em Juiz de Fora e Santos Dumont, cidades da Zona da Mata.
Ao todo, a Operação Chicago cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. A ação é um desdobramento da Operação Mecanismo, realizada em setembro de 2024, que resultou na prisão do líder do Comando Vermelho em Minas Gerais e no cumprimento de outros 12 mandados de busca e apreensão em Muriaé, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Cataguases.
Nove lideranças do grupo criminoso já foram denunciadas à Justiça. Elas são acusadas de integrar organização criminosa armada, corrupção ativa, facilitação de entrada de celulares em presídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O MP informou que novas fases da investigação não estão descartadas e que o trabalho de enfrentamento ao crime organizado seguirá sendo prioridade na região.
Em Muriaé não houve ninguém preso, apenas cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão em celas de detentos ligados a facção criminosa.