Segundo o deputado, o teste  pode identificar mais de 300 doenças em recém-nascidos
WhatsApp
Facebook
Grego da Fundação (deputado estadual PMN/MG)

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 2.061/2024, de autoria do deputado Grego da Fundação (PMN), que propõe a implementação do Teste da Bochechinha na rede pública de saúde. O exame é capaz de detectar mais de 300 doenças genéticas e raras em recém-nascidos.

Minas Gerais já oferece o Teste do Pezinho com cobertura ampliada, que realiza triagem para até 60 doenças. O novo projeto busca complementar essa importante política pública de saúde neonatal. “Com o objetivo de ampliar ainda mais a proteção e o cuidado com nossas crianças, apresentei esse projeto de lei para incluir o Teste da Bochechinha, um exame moderno, indolor e eficaz na identificação precoce de mais de 300 doenças”, destaca o deputado Grego da Fundação.

O parlamentar explica que a intenção é ampliar esse rastreamento para salvar vidas e evitar que crianças sofram sequelas, muitas vezes irreversíveis, por meio de um exame capaz de identificar o maior número possível de doenças logo nos primeiros dias de vida.

Com a aprovação em primeiro turno, o projeto de lei segue agora para análise em segundo turno na Assembleia. Se aprovado, Minas Gerais poderá se tornar um dos estados pioneiros na adoção do Teste da Bochechinha como parte da triagem neonatal pública.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: