Nessa quarta-feira (05), acontecerá entre 07h30 às 15h no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), localizado no prédio do CEAE (antigo Viva Vida), ao lado do Hospital São Paulo, uma ação de doação de sangue, promovida pela Secretaria de Saúde de Muriaé em parceria com a Fundação Hemominas.

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos de idade, deve pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não ter feito tatuagem, micro pigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses, além de não estar em jejum, ter dormido bem na noite anterior e estar munido de documento de identidade original com foto. Outros critérios serão avaliados pelo médico durante a triagem.

O candidato à doação receberá uma senha e será chamado para fazer um cadastro. Após aferir os sinais vitais e passar por uma triagem com o médico, a pessoa realizará um teste para saber se está com uma possível anemia. Estando apto, o doador faz um lanche antes de ir doar e um após a doação. A doação dura em média 12 minutos e são colhidos 450 ML de sangue. Após 30 dias o doador poderá comparecer ao PACE para pegar o resultado dos exames que serão realizados.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem da importância da doação de sangue. Nossa cidade possui hospitais de grande porte em que os pacientes necessitam de transfusões de sangue todos os dias. E só através das doações que conseguimos atender a todos que precisam e ajudamos a salvar vidas”. Disse Ilan Nara, coordenadora do PACE.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: