- Saúde
- | 31/10/2024
Foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei nº 1.635/2023, de autoria do deputado estadual Dr. Wilson Batista (PSD), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que assegura às mulheres com mama densa, o direito de realizar o exame de ressonância magnética associado à mamografia nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o deputado, o câncer de mama representa cerca de 28% dos novos casos de câncer entre mulheres no Brasil. A mamografia, embora essencial, pode não ser suficiente para detectar tumores em mulheres com mamas densas. Ainda segundo ele, o Projeto de Lei permitirá que essas mulheres tenham acesso a exames mais precisos, aumentando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
“Apresentar e ver este projeto aprovado é um marco no meu compromisso com a saúde das mulheres mineiras. Precisamos garantir que todas tenham acesso a exames adequados, independentemente da densidade de suas mamas. A aprovação unânime é um sinal de que estamos unidos nesta luta”, afirma o Deputado Dr. Wilson Batista.
Com a implementação do Projeto de Lei, as mulheres com mama densa poderão realizar exames complementares que podem salvar vidas, promovendo a equidade no acesso à saúde no estado.