- Saúde
- |
Com o objetivo de promover a inclusão e orientar a comunidade surda de Muriaé quanto aos seus direitos na área da saúde, foi realizado nesta quarta-feira (23) no Teatro Zacaria Marques, o II Encontro da Saúde Auditiva.
O evento contou com a presença do prefeito José Braz e do vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Marcos Guarino.
A coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio, Sandra Silva, durante sua fala, apontou vários nomes que, mesmo surdos, marcaram gerações.
Milla Ferreira Couri Sternberg também foi uma das palestrantes. Ela é Fonoaudióloga-Audiologista e responsável técnica pelo Programa Saúde Auditiva.
De acordo com a interprete de sinais, Juliana Rodrigues, é importante organizar eventos como esse para mostrar a comunidade surda seus direitos na área da saúde. “Muitas vezes eles têm direito a um aparelho auditivo, de um implante colclear e não tem um direcionamento, além de mostrar que eles têm uma identidade, uma cultura e uma língua para a sociedade”, disse Juliana.
Para Marcos Guarino, a comunidade surda representa um desafio de inclusão. Segundo o Secretário, há um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em que servidores serão treinados para aprender a linguagem de sinais para atender com qualidade e eficiência a comunidade surda de Muriaé.
Fonte: Rádio Muriaé