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A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) junto com a diretoria regional de Muriaé realizou, nesta quinta-feira (30/01), o primeiro encontro com novos gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) depois da posse dos prefeitos eleitos. Mais de 60 pessoas, entre psicólogos, assistentes sociais, técnicos e secretários municipais da nossa região estiveram presentes para melhorar o diálogo e trocar experiências de políticas públicas.
O foco dessas reuniões regionais, que acontecem há anos, é apoiar as cidades de MG na qualificação da gestão e na melhoria dos serviços socioassistenciais. A Diretoria Regional de Muriaé atende 64 municípios. Ao todo, a Sedese tem 22 Diretorias Regionais atendendo os 592 municípios do estado. Os encontros regionais da Sedese são uma oportunidade para os gestores municipais discutirem temas como: Habitação, Trabalho e emprego, Renda, Assistência social, Direitos humanos e Esportes.
O deputado estadual Grego da Fundação (PMN) abriu o evento. Ele falou com a equipe da rádio Muriaé sobre os desafios dos gestores da área. “Infraestrutura muitas vezes precária, subfinanciamento de políticas públicas de assistência social… Então, como os desafios são muitos e as demandas andam na contramão, porque elas são enormes, é muito importante essa interação e integração desses novos gestores das pastas do desenvolvimento social pra que a gente alcance êxito, diante dos desafios e obstáculos.” Grego completou dizendo que “é nessa rede de contatos que muitas vezes as soluções acontecem.”
Segundo o diretor regional da Sedese Muriaé, Matheus Oliveira de Paula, o principal problema que os gestores enfrentam é fazer com que os recursos públicos sejam disponibilizados. “Uma voz geral dos gestores que nos reportam é a questão dos financiamentos dos blocos, no nível federal. Então, é uma dificuldade muito grande, na ponta, das secretarias em si, dos equipamentos da assistência social e das outras políticas públicas de responsabilidade da Sedese.”
Para Elaine Coelho, secretária adjunta de Assistência Social de Viçosa, essa troca com outros gestores é fundamental. “Toda hora chega uma demanda nova, e a gente precisa pautar todas as nossas demandas nos direitos e garantias das pessoas, dos nossos usuários, principalmente dentro do SUAS”, afirmou.