- RMTV
- |
O presidente da Câmara Municipal, Gerson Varella acompanhado dos vereadores, Devail, Delsinho e Valdinei Lacerda, durante entrevista à Rádio Muriaé nesta terça-feira (23), falaram sobre o Projeto de Lei 147. O PL visa alterar novamente a Tarifa de Manejo de Resíduos Sólidos para a taxa de coleta de lixo cobradas nas contas de água pelo Demsur.
Segundo os vereadores, servidores da Prefeitura, ao explicarem a mudança na Câmara, não passaram todas as informações pertinentes.
O Demsur explicou que o cálculo não é mais baseado na quantidade de coletas realizadas nas ruas, mas, no volume de resíduo gerado, em uma relação direta com o consumo de água. A autarquia informou que essa é considerada uma das formas técnicas mais justas de cobrança e é adotada em quase todas as cidades do Brasil e que as alterações foram determinadas pela Agência Reguladora.
Informações que os vereadores contestam. Valdinei Lacerda disse que a mudança não partiu da Agência, mas sim do executivo.
A previsão é que na próxima sessão o PL seja novamente apreciado pelos vereadores. Caso seja aprovado, o executivo poderá vetar a decisão da Câmara.