Diretor Jorge Moreno e atores renomados participaram da produção de 2002
- Cultura
- | 25/10/2023
O Muriaeense Carlos Scalla, cineasta e diretor, terá o filme de sua vida exibido em um Festival de Oklahoma nos EUA.
A produção que contou com uma equipe de cerca de 40 técnicos e dezenas de atores da cidade e de renome nacional, com destaque para os atores globais Paulo César Grande e Cláudia Mauro, que interpretaram os pais do cineasta e o jovem Paulo Reis, do então programa “Gente Inocente” que interpretou Carlos Scalla na sua adolescência.
O convite foi formalizado neste ano, para que o filme “Cinema uma Paixão”, rodado na cidade de Muriaé no ano de 2002, em 35mm, participasse como convidado de honra do festival.
Quem assina a direção é o consagrado cineasta Jorge Moreno, outro importante ator e diretor do teatro e teledramaturgia brasileira, Carlos Thiré, neto de Tônia Carreiro, foi o responsável pela preparação do elenco e quem assina o roteiro é a jornalista Meire Rodrigues.
Bruno Scalla, filho do cineasta, que é fundador e mantenedor do museu que leva o seu nome, Museu do Cinema Carlos Scalla, como forma de homenageá-lo, que segue os passos do pai, se diz feliz e surpreso que, após 21 anos do lançamento do filme, e este ter percorrido festivais e mostras nacionais e internacionais, angariando prêmios por onde passou, ainda desperte o reconhecimento internacional por um festival de tamanha expressividade, ainda mais como convidado de honra, uma vez que apenas um filme de cada continente foi convidado.
Com apenas treze anos de idade, Carlos Scalla, trocou sua bicicleta por um conjunto americano Keystone 16 mm, composto por uma filmadora e um projetor. Este foi o primeiro passo para possibilitar a materialização do sonho do jovem garoto, realizando, dessa forma, o seu primeiro curta-metragem, “Lei Sangrenta”, no ano de 1968, em preto e branco.
Por não haver a mínima estrutura para que este projeto se concretizasse, formou seu primeiro elenco com amigos, parentes e vizinhos, que colaboraram, ainda, na participação artística e financeira da produção.
Em breve o filme passará por uma remasterização e, após a finalização, constará na grade da programação oficial.
Clique aqui e assista o making of da época de toda a produção.
Carlos Scalla faleceu em maio de 2023 aos 69 anos.