A lista traz Ouro Preto em primeiro lugar, seguido de Ipatinga, Juiz de Fora, Santa Luzia, Sabinópolis e Muriaé
Foto: Arquivo Rádio Muriaé

Um levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil mostra que Minas Gerais tem um grande número de áreas de risco do país. Entre as 10 cidades do estado, Muriaé ocupa o 6º lugar.

De acordo com o Serviço de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Minas Gerais, 195 municípios apresentam risco geológico. Isso faz com que o Estado seja o segundo estado do Brasil com maior incidência de ocorrências do tipo.

Com 600 mil pessoas correndo riscos, a lista abre com Ouro Preto em primeiro lugar das cidades mineiras, seguido de Ipatinga, Juiz de Fora, Santa Luzia, Sabinópolis e Muriaé, que segundo os dados tem 54 áreas de risco e 1.150 pessoas.

Segundo o chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Tiago Antonelli, explicou que o relevo acidentado de Minas Gerais, com muitas montanhas, morros e serras, além de ocupações em áreas impróprias para habitação, funciona como facilitador para deslizamentos de terra e inundações.

PREVENÇÃO

Questionada sobre como tem atuado no apoio a municípios com áreas de risco geológico, a Defesa Civil de Minas afirmou que realiza a capacitação, atualização e nivelamento dos agentes regionais. Além disso, o órgão disse que tem articulação com outras entidades para organizar as ações de resposta e restabelecimento à normalidade, distribuição de material de ajuda humanitária e envio de equipe de resposta para auxiliar o município quando necessário.

Confira todo o levantamento clicando aqui.

Fonte: Jornal O Estado de Minas

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: