São Sebastião da Vargem Alegre recebeu os primeiros plantios da iniciativa, feitos com espécies nativas locais. O objetivo é contribuir para a recuperação da biodiversidade e a regularização de áreas degradadas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente
- RMTV
- | 10/06/2022
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim e a Reservas Votorantim, iniciou o plantio de mudas por meio do Reflora, projeto voltado para pequenos produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento de áreas utilizadas no passado para atividades de agricultura e agropecuária. Nessa primeira fase, mais de 460 mudas de espécies nativas foram plantadas em São Sebastião da Vargem Alegre.
A iniciativa tem como objetivo a recuperação de ecossistemas, o incremento da biodiversidade brasileira, a criação de corredores ecológicos, a preservação de recursos hídricos, a possível geração de crédito de carbono florestal e a regularização fundiária de áreas degradadas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP). A expectativa é que, até o final de 2022, mais de 15.000 mudas sejam plantadas na região.
O gerente das Unidades de Mineração da Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, comemora o início do plantio. “A forte atuação socioambiental da CBA propicia um ambiente para o nascimento de iniciativas inovadoras, como o Reflora, que vão além da nossa responsabilidade legal e que se conectam com as nossas parcerias valiosas, com destaque para a atuação conjunta com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos continuados trabalhos de restauração florestal. Essa é mais uma ação de desenvolvimento das comunidades onde atuamos, conectando o negócio, a academia, o poder público e os proprietários rurais. Sabemos que nossas ações podem gerar resultados positivos com transformações que vão além do nosso setor. Queremos desenvolver as comunidades em que atuamos, ampliando a consciência de todos para a importância da sustentabilidade”, destaca.
Para o professor Sebastião Venâncio Martins, líder da equipe do Laboratório de Restauração Florestal – LARF e responsável por uma das três linhas de pesquisas realizadas por meio de parceria entre a CBA e a UFV, as técnicas utilizadas nos plantios de espécies nativas da Mata Atlântica têm contribuído para a conectividade dos fragmentos florestais remanescentes nas paisagens com as florestas restauradas, ampliando os corredores ecológicos na região. “Esses corredores são fundamentais para garantir, por exemplo, o aumento da cobertura vegetal da paisagem, o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre as áreas”, frisa.
Nessa parceria, após o plantio realizado pela CBA, os proprietários e agentes locais deverão cuidar de suas áreas em recuperação, realizando atividades de manutenção e monitoramento, com supervisão e apoio técnico da Companhia. O projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos participantes frente ao Código Florestal.
Vaguinei Juliani Cruzato conta como foi ser o primeiro proprietário da região a receber as mudas. “Tenho muito orgulho e satisfação de participar desse projeto. Espero contribuir com as gerações futuras, para que todos possam viver em um mundo melhor. O plantio de árvores é uma alternativa simples e benéfica para evitar os impactos ambientais. Sem contar que também abriga pássaros, que espalham as sementes e comem insetos”, frisa.
O gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Campos de Faria, ressalta que essa ação está diretamente ligada à agenda ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou aspectos ambientais, sociais e de governança), contribuindo para o alcance da agenda global de sustentabilidade e a geração de crédito de carbono florestal no futuro. “Nossa meta é, até 2030, garantir a oferta de alumínio de baixo carbono e de soluções sustentáveis em parceria com nossos stakeholders, desenvolvendo as comunidades onde atuamos e influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio”, conclui.
O Projeto
O Projeto Reflora será continuado e fornecerá mudas e capacitação técnica para que os proprietários rurais viabilizem o reflorestamento com uso de espécies nativas de áreas utilizadas no passado para atividades de agricultura e agropecuária; bem como áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP),
Em 2021, foi aberto o primeiro edital para inscrição de proprietários interessados. A seleção das áreas levou em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros. Em 2022, está previsto o lançamento de um novo edital.
Para participar, o produtor rural deve cumprir os critérios prioritários, adicionais, ambientais e socioeconômicos. Ao serem selecionados, têm como responsabilidades cumprir os termos do contrato, permitir o acesso dos técnicos e responsáveis às áreas para execução do projeto, o que inclui plantio, participação em treinamentos, manutenção e monitoramento das mudas.
Sobre a CBA
Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.
Fonte: CBA
- Tags: cba, plantio, são sebastião da vargem alegre